Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dicas olha o passarinho

- Muito cuidado com a lente! Sempre tampe quando desligar a câmera. Para quem estava acostumado com câmeras menores que o obrurador recolhe e se protege automaticamente, esse é um hábito que deve virar vício. Perdeu a lente, perdeu a câmera. Bem como dobrar a tela LCD para evitar danos.
- Limpeza: mantenha a câmera sempre limpa. Após o uso use um pano de algodão bem macio e seco para eliminar o suor e impurezas que ficaram impregnadas, tanto no corpo quanto na lente. Se a alça estiver umedecida de suor, melhor esperar secar ou até lavar para depois guardar. Microorganismos com o tempo podem deteriorar a lente, por isso esse cuidado é importate.
- Modo Automático: particularmente não gostei das fotos no modo automático (AUTO). Mas há outros modos automáticos que garantem fotos melhores, são os modos: Rosto e Paisagem. Eles são melhores pois regulam melhor o ISO e a intensidade do flash, deixando as fotos com muita qualidade. O modo AUTO sempre joga ISO’s altos, fazendo as fotos ficarem granuladas.
- Modo Rosto: regula bem o ISO e velocidade, porém o flash é direcionao ao assunto, ou seja, o ambiente onde o assunto está não é importante nesse modo, sempre sai meio escuro.
- Modo Paisagem: regula bem o ISO, velocidade e flash. O flash usado nesse modo é o SL (slow), ele dá 2 piscadinhas rápidas e o resultado é uma foto onde além do assunto, o fundo ou ambiente também são bem iluminados. O lance é que ele joga velocidades mais lentas, por isso já dificulta para fotos com assuntos em movimento ou tremedreira da mão do fotógrafo.
FOTOS NOTURNAS
- Modo P (programa): em muitos casos resolve bem, principalmente com boas condições de iluminação. Coloque o flash em SL, minimize o fator de iluminação, coloque ISO automático e trabalhe somente a intensidade do flash, terás boas fotos, captando bem o alvo e o ambiente. Em condições de pouca luz complica um pouco pois o alvo já começa a borrar quando se movimenta. Nesse casso aumente o iso mas também não passe dos 400, essa câmera granula bastante em 800 e 1600.
- Modo Tv: excelente para fotos noturnas. Trave a velocidade de obturação em no mínimo 1/30, deixe o ISO autoático e trabalhe manualmente apenas a intensidade do flash, que nesse modo temos muitas faixas de intensidade. Isso torna o manuseio mais rápido antes de fotografar, afinal é muito chato as pessoas ficarem esperando já na pose, uma eternidade pelo fotógrafo.
- Shows e espetáculos: nesse caso, use apenas a iluminação que já existe no palco, ou seja, desligue o seu flash. O flash da câmera irá detonar toda a iluminação projetada para o artista e vai acabar estragando a foto. Trave o ISO em até 400 (quanto menor mais qualidade) e trabalhe manualmente apenas a velocidade. Melhor usar no modo M.
- Pessoas no show: para fotografa uma pessoa ou grupo onde apareça o palco no funco o cuidado é um pouco maior. Primeiro fotografe, desta distância, apenas o palco em modo Tv sem flash, assim saberás qual a configuração certa para aparecer bem o palco. Você pode se basear nos parâmetros das boas fotografias no modo M para as mesmas condições. Deixando o fundo legal, agora acione o flash e chame a(s) pessoa(s) que vai(ão) aparecer, regule a intensidade do flash e clique! O flash irá servir apenas para iluminar as pessoas, já que sabemos que ele tem um limite de pelomenos 5m.
- Paisagens noturnas: aplique os mesmos princípios das fotos para shows e espetáculos. A diferença é que para paisagens estáticas podemos diminuir a velocidade ( 1″, 2″, 3″…) de obturação e colocar o ISO no mínimo. Nesse caso, use tripé e desabilite a função de estabilização. Só habilite para usar a câmera na mão. Com ISO baixo e velocidade baixa, temos fotos com muita luz e excelente qualidade.
FOTOS DIURNAS
- Use o modo M. Aqui é moleza! Use e abuse da criatividade, sempre com ISO baixo e velocidade alta. Quando estiver contra a luz e deseja que o alvo não fique muito escuro, use o flash, só um pouquinho já serve.
FOTOS AO ANOITECER
- Essas são mais trabalhosas. Bem no fim da tarde, já ao escurecer há 2 opções: Fazer uma foto mais escura para registrar o ambiente real usando configurações de fotos diurnas, ou tentar clarear o ambiente usando configurações de fotos noturnas. Fique à vontade.
Bom, espero que tenha atendido as dúvidas de muitos. Não exitem em mandar comentários com dúvidas ou contribuições. Grande abraço e boas fotos!!
Fonte http://www.olhaopassarinho.net/2011/08/canon-sx30-is-dicas-de-uso/

Um comentário:

  1. Estou aprendendo também, se um dia eu tiver oportunidade de ter uma dessas, já sei como usar. (rsrs)

    Abraços

    ResponderExcluir